O Sítio

Falar sobre o Sítio para quem nunca esteve nele não é tarefa fácil.

“É como tentar descrever com palavras o perfume de uma rosa para quem nunca teve a oportunidade de realmente senti-lo.”

Para descobrir os encantos desse recanto é preciso visitá-lo, estar, se fazer presente. Fica então o convite!

A temperatura oscila entre 15 e 25° C, mas isso não descreve totalmente o clima do lugar quem é, em si, um misto de muitas outras qualidades que o tornam único. Situado a 750m de altitude na encosta da Chapada do Araripe, distrito do Caldas, município de Barbalha, Região do Cariri, Sul do Estado do Ceará.

A vizinhança é interessante: Do lado esquerdo o Parque Ecológico do Riacho do Meio, que abriga o Geossítio Arajara parte integrante do Geopark Araripe, área de interesse geológico e paleontológico, o único das Américas. Ao lado direito, o Balneário do Caldas, com suas águas adaptadas a balneoterapia e que constitui numa das raras estâncias termominerais do nordeste. À frente, a Floresta Nacional do Araripe (FLONA), primeira reserva desse tipo criada no país, uma área de proteção ambiental de 110 milhões de anos. E na outra frente avistamos o Vale do Cariri Cearense, que é considerado um oásis no sertão, Juazeiro do Norte e a estátua do Padre Cícero.

Equidistante de todas as capitais do nordeste, o Sítio Pinheiros pode ser facilmente acessado por voos diários que saem das principais cidades do país com destino ao Aeroporto Regional do Cariri, localizado na cidade de Juazeiro do Norte a apenas 23km do Sítio.

Com 410.000m² (Quinhentos e oitenta mil metros quadrados) de área, sendo boa parte Reserva Legal, esse bucólico espaço dispõe de: 6 Cabanas, 4 Quartos, Alojamento, Acampamento, Piscinas, Sauna, Bar, Lago, 2 Pedalinhos, Restaurante, Parque Infantil, Salas de Jogos, Espaço Socioambiental para reuniões e eventos, Quadra de Vôlei, Mirante do Pensador, Espaço Holístico, Templo Ecumênico, Trilhas com baixa, média e alta dificuldade, sendo possível caminhar por até dois quilômetros sem sair do sítio.

No Sítio as possibilidades são diversas, do lazer ao ócio, da celebração à meditação, cada um ao seu modo é inspirado pela atmosfera do lugar a aproveitá-lo da melhor maneira. Há ainda a possibilidade e privilégio de encontrar o Soldadinho do Araripe, habitante especial do Vale do Cariri Cearense, única ave endêmica do Ceará.

Silêncio, não há: a cantoria dos pássaros, o soar do vento e a chuva no telhado integram algumas das mais belas sinfonias que este recanto da Chapada do Araripe costuma presentear seus visitantes.

Cenário perfeito para não fazer nada e depois descansar.